A defesa do meio ambiente começa conosco,
com nossa saúde, com nossa integridade.
Vamos comer apenas alimentos frescos
e não prejudiciais à nossa saúde
e trabalhar pela oferta de alimentos de boa
qualidade,obtidos sem agredir a natureza.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Redução do uso de Defensivos na Hidroponia

 No dia 31 de janeiro deste ano realizamos uma visita no Hidropônico Calderaro localizado em Capão Bonito - SP, a fim de conhecer a fundo o processo de uma das 3 maiores produções hidropônicas do Brasil  a maior do estado de São Paulo.
Fomos muito bem recepcionados por Luiz Fernando Calderaro, um dos dois sócios e um dos responsáveis pela produção que possui 60 mil metros de plantação com mais de 30 variedades de folhosas.
Luis Calderaro nos explicou que deve-se ter muita dedicação, um bom clima e luminosidade para o plantio hidropônico.
No Hidropônico Calderaro a matéria orgânica é evitada, há a redução de 80% do uso de agrotóxicos em relação a agricultura convencional e o cultivo é feito de forma protegida.


Processo conhecido como MIP ou PROMIP.
Para contribuir com a redução dos agrotóxicos, é adotado o MIP (Manejo Integrado de Pragas) ou PROMIP (Programa de Manejo Integrado de Pragas), processo que é feito com garrafas pets, água com tinta xadrez e cola. A água com tinta (amarelo ou azul) é colocada dentro da garrafa pet, e a cola é passada por fora da garrafa. A garrafa fica em cima das hortaliças, fazendo com que os insetos sejam atraídos para esse local, pois eles confundem a cor amarela e azul com flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário