A defesa do meio ambiente começa conosco,
com nossa saúde, com nossa integridade.
Vamos comer apenas alimentos frescos
e não prejudiciais à nossa saúde
e trabalhar pela oferta de alimentos de boa
qualidade,obtidos sem agredir a natureza.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Por que há necessidade de uma agricultura alternativa?

erosão do solo
Todos nós sabemos que a cada dia que passa milhões de hectares de florestas nativas são derrubadas para a implantação da agricultura, isso tem contribuído para uma série de fatores ambientais se agravarem prejudicando a fauna, a flora e os seres humanos de todos os lugares do planeta. O que necessitamos não é uma mudança radical no sistema de agricultura existente, e sim formas de cultivo que agridam menos o meio ambiente promovendo um equilíbrio entre os fatores sociais e ambientais.
Com o uso intensivo do solo, na agricultura convencional, ocorre uma perda da camada fértil (húmus), impossibilitando o cultivo de outras culturas naquele solo.Com isso o produtor rural que antes ali produzia, procura outra área para ser devastada, cultivada e abandonada novamente. Ao abandonar a propriedade e deixar o solo exposto, o agricultor proporciona uma série de fatores que ocasionarão danos àquela região, como por exemplo: o solo fica suscetível a erosão, provocando o assoreamento de rios e lagos promovendo uma mudança da vazão do corpo hídrico.Além desses impactos, existe também a desertificação da área abandonada (isso ocorre geralmente em pastagens para gado), o solo fica compactado, "duro", impedindo de que qualquer raiz penetre e germine.
Solo desertificado

Há uma necessidade de promover e exercer cultivos alternativos para que esses impactos não se tornem ainda mais frequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário