A defesa do meio ambiente começa conosco,
com nossa saúde, com nossa integridade.
Vamos comer apenas alimentos frescos
e não prejudiciais à nossa saúde
e trabalhar pela oferta de alimentos de boa
qualidade,obtidos sem agredir a natureza.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Agrotóxicos ameaçam a agricultura orgânica



Os agricultores orgânicos de Capanema, na região Sul do Brasil, estão indignados. Eles têm produzido soja orgânica durante os últimos vinte anos, mas agora tudo está ameaçado. Suas plantações foram contaminadas por Endosulfan, mesmo eles nunca tendo usado este pesticida.

Capanema está localizada no Sul do Brasil, próximo às mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu. Estes agricultores aboliram o uso de pesticidas desde o início da década de 80, pois observavam que algumas pessoas ficavam doentes após a utilização destes em suas lavouras. Atualmente, mais de 300 famílias de agricultores cultivam suas terras de acordo com padrões de agricultura orgânica. Desta forma, eles ajudam a preservar o rio Iguaçu além da fauna e flora ao seu redor.

Porém, a plantação de soja está contaminada por Endosulfan, e sua classificação como orgânica está sendo questionada.

O que aconteceu? A região do Sul do Brasil tem uso intensivo de pesticidas. O Endosulfan, evapora após a aplicação na plantação e se espalha pelo ambiente, contaminando desta forma as plantações orgânicas, rios e lagos da região.

Durante 2010, as vendas de Endosulfan na região de Capanema quase duplicaram em relação a 2009. A suspeita é que a indústria de pesticidas esteja tentando vender todo seu estoque antes do possível banimento mundial do Endosulfan [e antes do seu banimento no Brasil, já programado pela Anvisa para 2013]. Mesmo sabendo que o Endosulfan é um dos pesticidas mais perigosos disponíveis no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário