A defesa do meio ambiente começa conosco,
com nossa saúde, com nossa integridade.
Vamos comer apenas alimentos frescos
e não prejudiciais à nossa saúde
e trabalhar pela oferta de alimentos de boa
qualidade,obtidos sem agredir a natureza.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

IMPORTANTE REFLEXÃO


Diante de uma crítica anteriormente lida em um blog, nós do Ecológicas Blog gostaríamos de  promover uma breve reflexão sobre a questão abordada nesta crítica cujo tema é alimentação.
A postagem dizia a respeito dos alimentos orgânicos e hidropônicos, enfatizando a crítica ao cultivo hidropônico.Lá dizia que a água utilizada na hidroponia era PURA e os nutrientes dissolvidos de forma balanceada eram anti-natural.
Primeiramente, água pura só é obtida no processo de destilação e a água utilizada na Hidroponia é Potável, já o conceito de anti-natural é uma citação muito delicada.O fato é que os nutrientes que existem no solo são os mesmos utilizados na hidroponia, as únicas variáveis são o substrato e a técnica do cultivo.
O blog abordou também críticas sobre a proteção e o controle rigoroso dos alimentos hidropônicos:
"Olhem bem como tratam o seu alimento: como um PRODUTO final. Peraí, alimento não é produto e nem deveria ser visto como tal. Não deveríamos tratar o que nos NUTRI, o que nos AMA, o que nos alimenta, como uma mercadoria que pode ser CONTROLADA RIGOROSAMENTE, cultivada FORA DO SOLO (da nossa Mãe Terra) "
O Alimento só se torna um produto quando ele faz parte de um Processo, no caso da hidroponia o alimento pronto para ser consumido é um produto final sim, pois este passou por um processo de cultivo previamente. O controle rigoroso é um meio para evitar a perda e o desperdício dos alimentos que estão sendo cultivados.
Outro aspecto importante é que não podemos pensar no alimento como apenas uma fonte de nutrição para o nosso corpo, todos os alimentos que ingerimos fazem parte de um processo que utilizam água, fertilizantes naturais ou químicos, agrotóxicos e um substrato (seja o solo ou não).Deve-se pensar na questão sócio-ambiental, na produtividade e lucro para o produtor, saúde para o consumidor e ao respeito para com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais.


A Hidroponia é um técnica de cultivo que estabelece produtividade, economia de água de até 80% ( pois a água é reutilizada), aproveitamento de área, alimento de qualidade e redução ou isenção do uso dos agrotóxicos por ser um cultivo protegido.


O cultivo Orgânico estabelece um equilibrio com a natureza, respeitando os limites dos recursos naturais promovendo a rotação de culturas, a compostagem, a adubação verde, entre outras técnicas.Porém este tipo de cultivo não proporciona maior produtividade, não é possível ainda cultivar uma imensa área com alimentos orgânicos.


Como iremos alimentar 7 bilhões de pessoas no mundo apenas com cultivos limitados? É necessário pensar nas pessoas e não só no meio ambiente.O nosso dever é anexar essas duas questões, de forma que os problemas sejam amenizados, a agricultura convencional degrada áreas enormes até hoje para a produção de alimentos, poluindo rios, nascentes, lençóis freáticos, empobrecendo e comprometendo o solo com a monocultura.




Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário