A defesa do meio ambiente começa conosco,
com nossa saúde, com nossa integridade.
Vamos comer apenas alimentos frescos
e não prejudiciais à nossa saúde
e trabalhar pela oferta de alimentos de boa
qualidade,obtidos sem agredir a natureza.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Por que os alimentos orgânicos têm um custo maior?

O alimento que chega à mesa da maioria das famílias brasileiras é plantado e cultivado à base de insumos industrializados, agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes. Isso vale para aquela salada do almoço, para o arroz com feijão, e para um extenso cardápio de frutas e legumes (sem falar na carne dos animais que se alimentam deles).
Já os orgânicos não recebem nada disso. As técnicas tradicionais de produção são substituídas por um manejo manual e natural. O controle biológico (e não químico) de pragas, o uso do adubo verde e a compostagem evitam a poluição do solo e da água, garantindo o replantio com qualidade.No Brasil, esse tipo de atividade é dominada pela agricultura familiar e vem gerando novas oportunidades no campo, com mais autonomia aos pequenos produtores. Hoje, mais de dez mil pessoas trabalham com orgânicos. Mas o que chama a atenção é que a maior parte da produção (60%) é exportada para Europa, Estados Unidos e Japão.
A Associação de Agricultura Orgânica (AAO) incentiva e dá as primeiras orientações a quem quer fazer a mudança do cultivo tradicional para o orgânico. "Na maioria das vezes, somos consultados porque a pessoa está cansada de lidar com venenos, com agrotóxicos e quer melhorar a qualidade do solo e do meio ambiente."Para ter o selo de produtor orgânico, todo o processo deve estar integrado. É necessário fazer correções no solo e na água. E, durante a fase de adaptação, não pode parar de produzir", explica Márcio Stanziani, secretário executivo da associação.Ele fala que, com o tempo, o agricultor começa a colher as vantagens de ter uma terra mais fértil, com produção maior, sem precisar de insumos químicos e com o aumento da vida útil do solo.
Selo de certificação do produto orgânico.


CUSTOS
A produção orgânica exige mais cuidados que a tradicional. Para isso, é fundamental buscar mão de obra especializada, e ela é mais cara. A continha fica simples: os custos mais elevados de produção são repassados ao produto final, e o preço para o consumidor deixa de ser tão convidativo.Compensa o investimento saber que os orgânicos preservam a saúde dos trabalhadores, que deixam de manipular agrotóxicos e venenos.
Uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná avaliou dez tipos de alimentos produzidos de forma orgânica. Todos apresentaram maior concentração de nutrientes e minerais, como ferro e selênio, em relação aos mesmos alimentos cultivados de forma tradicional.

Como se vê, não é só a saúde do planeta que agradece a produção ecologicamente responsável, a nossa também. 

Fonte: Revista Fúcsia - nº4 - 2011 - página 96.

Nenhum comentário:

Postar um comentário